Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018 - 11:44 (Geral)

L
LIVRE

MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS PERIFÉRICAS

O objetivo do seminário é comparar e documentar as relações socioambientais e os direitos humanos das populações tradicionais

O mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecido em parceria entre a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), promove no próximo dia 13 de junho (quarta-feira), das 14h às 22h, o seminário acadêmico “Direitos Humanos e populações tradicionais, periféricas e pauperizadas nos contextos das novas ordens globalizadas”. Destinado a 60 participantes, o evento contará com palestras de Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e do mestre em Desenvolvimento Regional e Meio AmbienteIremar Ferreira.

O objetivo do seminário é comparar e documentar as relações socioambientais e os direitos humanos das populações tradicionais, periféricas e pauperizadas da área do rio Madeira, em Porto Velho, a partir da reflexão sobre a reorganização dos espaços de vida e moradia dessas populações e dos grandes impactos socioambientais decorridos do desmoronamento das margens do rio Madeira em 2012 e da enchente do mesmo rio em 2014.

A ação será realizada no auditório da Emeron em Porto Velho (rua Tabajara, 834, Olaria) e tem como público-alvo os mestrandos das duas turmas do DHJUS, acadêmicos da Emeron e da Unir, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Programação

Iniciando a programação, às 14h30, o Doutor em ciências biológicas pela Universidade de Michigan – Ann Arbor (EUA), Philip Fearnside, ministrará palestra de mesmo nome do seminário. Em seguida, o coordenador do evento e professor do DHJUS Marco Antônio Domingues Teixeira mediará uma mesa de debates entre o palestrante e oEducador Popular Iremar Antônio Ferreira.

A partir das 16h30, trabalhos e comunicações com temática socioambiental serão apresentados pelos acadêmicos do DHJUS, de outras instituições e grupos de pesquisa, com a finalidade de organizar uma publicação temática específica.

Às 19h, Marco Teixeira abrirá a mesa-redonda programada para a noite, com a exposição “A Construção Sociocultural da pobreza nas Sociedades Periféricas do Ocidente”. A seguir, Iremar Ferreira abordará o tema “As transformações do modo de vida das populações tradicionais ribeirinhas do Madeira: de comunidades a periféricos e da autossuficiência à vulnerabilização”. Finalizando as exposições, Dr. Philip tratará sobre “Hidrelétricas na Amazônia e conflitos com as populações tradicionais: expulsões e pauperizações”.

O seminário será encerrado com a apresentação do documentário e debate sobre a obra.

Fonte: 015 - Assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/mestrado+em+direitos+humanos+promove+seminario+sobre+populacoes+tradicionais+perifericas/112041

News Rondônia