Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2017 - 19:55 (Geral)

L
LIVRE

SOLDADOS DA BORRACHA APELAM AO PREFEITO HILDON E AO DEPUTADO NETO DO PSD POR RECONHECIMENTO DA CATEGORIA E PRIORIDADE NA SAÚDE

Nas propostas elencadas ao prefeito, a Diretiva do Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha (SINDSBOR) exigiu celeridade ao processo de revitalização da Estrada de Ferro (EFMM), reconhecimento na concessão dos títulos afetos à ‘Figura A’, prioridade de atendimento nas Policlínicas e UPAS da rede municipal de saúde.

Porto Velho, Rondônia – Convidados, nesta segunda-feira (27), o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o deputado federal, Expedito Júnior (PSD), garantiram aos seringueiros e soldados da borracha, que irão encampar parte as demandas da categoria e tentar viabilizá-las ainda no atual contexto.

Nas propostas elencadas ao prefeito, a Diretiva do Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha (SINDSBOR) exigiu celeridade ao processo de revitalização da Estrada de Ferro (EFMM), reconhecimento na concessão dos títulos afetos à ‘Figura A’, prioridade de atendimento nas Policlínicas e UPAS da rede municipal de saúde.

Com relação a projetos no âmbito do Complexo Ferroviário da EFMM, o presidente Romão Grande, 94, e o Vice-Presidente do SINDSBOR, Georges Telles, foram enfáticos e esperam contar com a atual gestão com medidas que, verdadeiramente, ‘contemplem a categoria na questão de direitos ainda não reconhecidos’.

No conjunto de reivindicações entregues ao prefeito e ao deputado Expedito Neto, respectivamente, figura a possibilidade de revisão de um artigo da Constituição que, segundo os dirigentes, ‘não asseguram aos soldados da borracha os mesmos direitos dados aos combatentes que foram aos campos de batalha, na Segunda Grande Guerra’ – 1939-45.

Segundo o parlamentar, ‘irei, nesse primeiro momento, checar toda a situação atual e, em seguida, ajudar no Congresso para fazer valer os direitos de nossos heróis da Amazônia’.

AÇÕES PARALELAS – Aos dois – prefeito e deputado – os dirigentes do SINDSBOR apresentaram propostas de aumento das garantias de prioridade aos soldados da borracha, não só na rede municipal de saúde, mas no atendimento em outros setores de serviços municipais.

No âmbito do município, Hildon Chaves revelou, contudo, que, ‘sendo Promotor de Justiça, entrevistei até 100 seringueiros para assegurar direitos e comprovar que se dedicaram à atividade’, diferentemente dos soldados da borracha recrutados no Nordeste.

- Sei das dificuldades de cada um de vocês, sobretudo quanto a se deslocar às Unidades de Saúde, admitiu o prefeito.

De pronto, manifestou-se favorável a idéia de que ‘os soldados da borracha, já idade avançada, precisam ter prioridade em todo tipo de atendimento cujas garantias, ‘pretendo discuti-las com o governador Confúcio para que estabeleçamos ações articuladas através do Centro de Especialidades Médicas (CEM).  

A medida, segundo o foco estabelecido pelos dirigentes da categoria, ‘visa aumentar a participação do idoso e acrescentar-lhes novas garantias de prioridade e aumentar a participação da pessoa idosa entre seringueiros e soldados da borracha, na definição de políticas públicas do Município’.

Fonte: NewsRondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/soldados+da+borracha+apelam+ao+prefeito+hildon+e+ao+deputadoneto+do+psd+por+reconhecimento+da+categoria+e+prioridade+na+saude/101585

News Rondônia