USINA JIRAU RESGATA QUASE SEIS MIL ANIMAIS SILVESTRES - News Rondônia Desde 2008, é realizado o Programa de Acompanhamento do Desmatamento e Resgate da Fauna Silvestre na área de influência do empreendimento

Porto Velho,

Terça-Feira , 29 de Maio de 2012 - 09:31 - Hidreletricas do Madeira


 

USINA JIRAU RESGATA QUASE SEIS MIL ANIMAIS SILVESTRES

Desde 2008, é realizado o Programa de Acompanhamento do Desmatamento e Resgate da Fauna Silvestre na área de influência do empreendimento

ImprimirImprimir página

Cobra, jacaré, macaco, coruja, abelhas, insetos, entre outros. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através do Programa de Acompanhamento do Desmatamento e Resgate da Fauna Silvestre já resgatou 5.858 animais, em três anos e quatro meses na área de influência direta da Usina Hidrelétrica Jirau. Deste total, foram resgatadas 62 espécies de anfíbios, 112 de répteis, 92 de aves e 57 de mamíferos.

Todos os animais resgatados durante o acompanhamento das atividades de supressão da vegetação, que apresentam algum tipo de restrição de movimentação ou situação de risco, são destinados à Base de Resgate da Fauna Jirau (BRFJ), instalada próxima ao canteiro de obras da UHE Jirau e recebem todos os tratamentos adequados antes de serem soltos ou encaminhados às instituições credenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA.

Até o momento, cerca de 90% dos animais resgatados foram devolvidos à natureza e o restante, destinados às instituições de pesquisa. Além de preservar, os resgates contribuem para o fornecimento de banco de dados para estudos e pesquisas da fauna silvestre.

Na Base de Resgate, os animais passam por um processo de triagem, identificação taxonômica, registro e biometria e, se necessário, são examinados e tratados pelo médico veterinário. Depois de todo esse processo é realizada a soltura em áreas definidas e aprovadas pelo IBAMA.

Para garantir o apoio nas atividades de resgate da fauna silvestre durante a etapa de enchimento do reservatório, uma nova base foi construída próxima ao distrito de Mutum Paraná.

Fonte: Assessoria

Comentários do Facebook

Comentários

Enviar comentário

Veja Também