Segunda-Feira, 20 de Março de 2017 - 12:11 (Saude)

L
LIVRE

UNIDADE DA SAÚDE DA FAMÍLIA NO JARDIM ELDORADO É ‘DEPENADA’ POR BANDIDOS

O temor agora é que os bandidos não poupem nem a construção, que abandonada tem servindo para práticas ilícitas.


Imprimir página

Na última quinta-feira (16) o jornal eletrônico News Rondônia noticiou a dura realidade dos moradores de Porto Velho em busca de atendimento nas UPA da capital. Uma dessas unidades superlotadas era o Pronto Atendimento da zona Sul, na Jatuarana. E o calvário dos moradores daquela zona poderia ser amenizado, caso a Unidade da Saúde da Família (USF) Castanheira que começou a construção na época do ex- prefeito, Roberto Sobrinho (PT), tivesse já em funcionamento.

Se hoje o empreendimento fosse uma realidade, cenas de pessoas em filas e outras desmaiando suplicando por atendimento seriam evitadas. Essa reportagem vai mostrar para você como é o descaso do poder público em Porto Velho com o ‘erário'.

Nas mãos do presidente da associação do Bairro Jardim Eldorado um ofício com data em 22 de novembro de 2013 alertava o Ministério Público de Rondônia (MP/RO) para um possível ato de vandalismo no prédio da Unidade da Castanheira, na Rua Pau Ferro. Quatro anos após a denúncia, o ‘prenúncio’ se concretizou. “Esse documento já retratava de uma precaução para que essa obra não fosse depredada no futuro”, lembra o presidente do bairro Jardim Eldorado, Lima Neto.

No piso novinho, as canaletas e mangueiras corrugadas não são restos deixados com o final da obra, foram arrancadas após a fiação elétrica ser levada. Os aparelhos de ar-condicionado já estavam todos instalados, mas deles as únicas lembranças são as marcas e os suportes nas paredes.

Até a central de eletricidade não escapou do vandalismo. O temor agora é que os bandidos não poupem nem a construção, que abandonada tem servindo para práticas ilícitas. “Não só levar o que ainda resta como destruir a construção”, denuncia o presidente.

No forro, os espaços abertos denunciam por onde os bandidos entraram na primeira vez em que estiveram na Unidade. Já mais familiarizados, eles acharam por bem levar a porta de vidro, encurtando o caminho. Nada escapou da ação dos marginais. Até mesmo o ‘blindex’ que reveste espaços foram levados. O que ainda resta só está aguardando a próxima visita dos ladrões.

O atendimento odontológico procurado pelo autônomo, Paulo Henrique, na Upa da zona leste, se enquadra nos serviços prestados pela unidade saúde da família. Como o paciente não tinha aonde recorrer, sua presença acabou tumultuando o que já estava superlotado. Nós pagamos tão caro os nossos impostos pra ter um serviço de péssima qualidade. Saúde é uma necessidade do ser humano”, desabafa o autônomo, Paulo Henrique.

Lembra também da dona de casa que na quinta-feira que não aguentou esperar o atendimento na UPA da Sul e desmaiou? Se a Unidade da Saúde da Família Castanheira tivesse em funcionamento o descaso com a cidadã teria sido evitado. “A gente merece um atendimento melhor”, lamenta a dona de casa que aguardava por atendimento na UPA zona Leste, Laiane Caroline.

Com a Unidade da Saúde da Família em funcionamento, cerca de 16 mil pessoas que moram no bairro Jardim Eldorado poderiam ser atendidas. O empreendimento segundo informações começou a ser construído na gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Na administração do prefeito Mauro Nazif (PSB) a unidade foi finalizada. Como após o final das obras a construção não foi inaugurada e nem iniciado os serviços médicos, problemas estruturais começaram a surgir, como as infiltrações. Novamente outra reforma começou e outro dinheiro gasto. Ainda segundo informações do presidente do bairro Jardim Eldorado, Lima Neto, até o passado existia no local um vigia, mas o contrato com a empresa seguradora encerrou e até agora não foi renovado na administração de Hildon Chaves.

Emerson Barbosa é jornalista, repórter de televisão,  blogueiro do ‘O Amazônida’ e escreve para o site NewsRondônia.com

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias

Http://www.Auto-doc.pt