“SEGUNDO TEMPO” E “MAIS EDUCAÇÃO” SERÃO EXECUTADOS DE FORMA INTEGRADA - News Rondônia A partir deste ano, o programa “Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes, será executado em Porto Velho dentro do programa “Mais Educação”, do Ministério da Educação. Antes, os dois programas eram desenvolvidos isolados e havia a necessidade da prefeitura assinar um convênio com o Ministério dos Esportes para que o Segundo Tempo pudesse ser ofertado nas escolas da rede municipal.

Porto Velho,

Quarta-Feira , 14 de Setembro de 2011 - 14:30 - Cidades


 

“SEGUNDO TEMPO” E “MAIS EDUCAÇÃO” SERÃO EXECUTADOS DE FORMA INTEGRADA

A partir deste ano, o programa “Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes, será executado em Porto Velho dentro do programa “Mais Educação”, do Ministério da Educação. Antes, os dois programas eram desenvolvidos isolados e havia a necessidade da prefeitura assinar um convênio com o Ministério dos Esportes para que o Segundo Tempo pudesse ser ofertado nas escolas da rede municipal.

ImprimirImprimir página

Com a mudança, 22 dos 51 estabelecimentos de ensino do município passarão a desenvolver também o Segundo Tempo. Só pelo Mais Educação, são atendidos  9.600 alunos na capital de Rondônia.

A integração dos dois programas foi discutida no Teatro Banzeiros, nesta segunda-feira, 12, com a coordenadora-geral de Projetos e Ações Inter Setoriais do Ministério do Esporte, Cláudia Bernardo. “Ele veio mais para prestar uma orientação sobre essa nova fase do programa, que passa a integrar o programa de educação integral Mais Educação. E as 22 escolas que terão também, o programa Segundo terão, receberão kits esportivos e uniformes doados pelo Ministério dos Esportes”, explicou Gláucia Negreiros, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semad).

Ela adiantou que ainda que a integração dos programas é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação, e desenvolve por meio da adesão das escolas públicas da Educação Básica. Com isso esses estabelecimentos têm a oportunidade de desenvolver o esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do PST, sendo caracterizada como uma proposta inclusiva e emancipadora, tendo como pressuposto básico o esporte educacional.

A representante do Ministério dos Esportes, Cláudia Bernardo, revelou que inicialmente participarão desta ação as 5 mil escolas que aderiram ao Programa Mais Educação em 2009 e 2010. Para estas escolas serão distribuídos Kits de materiais esportivos, uniformes e materiais de apoio pedagógico, para auxiliar os trabalhos a serem desenvolvidos. Já as escolas conveniadas devem viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para o desenvolvimento das atividades. “É responsabilidade da escola, a seleção e contratação de monitores para trabalharem com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos por semana. Ressalta-se que para cada 150 alunos haverá a necessidade de contratação de um monitor, que possui a função de planejar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas ao Esporte Educacional de acordo com a proposta básica do Programa Segundo Tempo”, explicou.

Ela afirmou ainda que o principal foco é o fortalecimento de hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania com o intuito de ampliar o Sistema Nacional de Esporte, para a formação de atletas de alto rendimento, além de oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos das escolas públicas da educação básica, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação.

“Dentro dessa proposta busca-se promover a inclusão social, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva e oferecer também aos alunos conhecimentos e vivências da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva e ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola”, frisou.

Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry

Fonte: ASSESSORIA

Comentários do Facebook

Comentários

Enviar comentário

Veja Também

Publicidade