Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 - 18:26 (Geral)

L
LIVRE

PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DE CURSO DE HIDROPONIA NO PROJETO PILOTODA ASSOCIAÇÃO DO REASSENTAMENTO RURALVIDA NOVA

Participantes aprenderam a técnica de cultivo de plantas que não necessita de uso do solo


Imprimir página

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, promoveu o curso de Hidroponia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR-RO), Associação do Reassentamento Rural Vida Nova e Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU). A atividade foi realizada entre os dias 20 e 23 de novembro no Projeto Piloto da Associação do Reassentamento RuralVida Nova, localizado a 6,5 km de Nova Mutum Paraná.

O curso teve como público-alvo os reassentados rurais da UHE Jirau do Reassentamento Rural Coletivo (RCC) Vida Nova e integrantes da COOPPROJIRAU. A duração foi de 24 horas/aula com o repasse das técnicas de dimensionamento, montagem e cultivo hidropônico.

A Engenheira Agrônoma e Educadora do SENAR-RO, Lilian Lobo, informou que a capacitação priorizou a parte prática visto que no Projeto Piloto da Associação do Reassentamento Rural Vida Nova já há uma estrutura ideal para o cultivo hidropônico. Ela ainda destacou o excelente desempenho dos alunos do início ao fim do curso.

A produtora rural Maria Pessoa disse que ficou satisfeita em participar da capacitação,na qual adquiriu novos conhecimentos sobre o sistema de hidroponia. Ela agradeceu à ESBR e ao SENAR-RO pela realização do curso e disse que agora pretende colocar em prática tudo o que aprendeu.

De acordo com a Coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Oliveira, a empresa tem se empenhado em oferecer capacitações técnicas e aperfeiçoar o conhecimento das comunidades de áreas urbana e rural, situadas no entorno da Usina Jirau.

O cultivo hidropônico e suas vantagens

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas dentro de uma estufa que não precisa de uso do solo, ou seja, as raízes das plantas ficam dentro de água enriquecida com nutrientes balanceados. O sistema hidropônico possui diversas vantagens, entre elas, a utilização de um espaço menor em relação ao cultivo tradicional e a capacidade de produzir alimentos com menos agrotóxicos.

Fonte: 010 - Usina Hidrelétrica Jirau

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias