PORTO VELHO : COMITÊ GESTOR INSPECIONA CURSOS REALIZADOS PELO PROJETO “EU QUERO” - News Rondônia Membros do Comitê Gestor do Projeto “Eu Quero” – Trabalho, Renda e Cidadania, lançado no início de agosto, fizeram inspeção nas salas de aula onde estão sendo realizados os cursos de qualificação profissional, na noite desta segunda feira (29).

Porto Velho,

Terça-Feira , 30 de Agosto de 2011 - 17:21 - Cidades


 

PORTO VELHO : COMITÊ GESTOR INSPECIONA CURSOS REALIZADOS PELO PROJETO “EU QUERO”

Membros do Comitê Gestor do Projeto “Eu Quero” – Trabalho, Renda e Cidadania, lançado no início de agosto, fizeram inspeção nas salas de aula onde estão sendo realizados os cursos de qualificação profissional, na noite desta segunda feira (29).

ImprimirImprimir página

Formado por integrantes das Secretarias de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres e Juventude, além do Consócio Santo Antônio Energia, o Comitê esteve na Associação São Tiago Maior, no bairro Socialista e no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), no Agenor de Carvalho.

 

Conforme a chefe de gabinete da prefeitura, Mirian Saldaña, líder da equipe, a inspeção foi determinada pelo prefeito Roberto Sobrinho. O objetivo é fazer o acompanhamento de perto sobre o andamento dos cursos oferecidos, num total de 20, para conferir a atuação dos professores, participação e assiduidade dos alunos, material didático, fornecimento de lanche e do vale transporte. “Nossa função é fiscalizar, aprovar contas e cuidar para que a qualificação seja cumprida da melhor forma possível”, explicou. 

Para um dos representantes da Santo Antônio Energia, empresa que financia o projeto, Alexandre Queiroz, a inspeção representa muito mais que “o controle de qualidade, mas o acompanhamento de fato a tudo o que se relaciona com o projeto de qualificação, demonstrando aos cursistas que eles são importantes”. Acrescentou que esta é uma oportunidade muito importante para que eles (alunos) tenham um futuro melhor.  

Inicialmente, o Comitê visitou as seis salas de aula na Associação São Tiago Maior (executora do projeto) onde funcionam os cursos de montagem e manutenção de micro computadores, repositor de mercadorias em supermercados, masseiro, eletricista, cozinha regional e pós-produção de TV e vídeo. Acompanhados do presidente da associação, padre Enzo Mangano e do administrador da entidade, Leonilson Félix, os membros do Comitê interagiram com alunos e professores, fizeram perguntas, responderam indagações e procuraram motivá-los. Além disso, explicaram os objetivos do projeto e os planos que a prefeitura tem para inseri-los no mercado de trabalho. 

Depois, o Comitê seguiu para o CICA, onde visitou as turmas dos cursos de secretariado/assistente administrativo e dançarino popular, com ênfase ao balé clássico. “É muito importante que vocês aproveitem bem essa oportunidade, que certamente vai gerar mais renda para vocês, tanto no mercado formal quanto no informal”, destacou a secretária Benedita Nascimento (Semas). Mensagens de motivações também partiram do coordenador de políticas para a juventude, Samuel Pessoa; coordenadora de mulheres, Mara Regina Araújo; da diretora do Sine Municipal, Ivete Campos e da parte de Regina Nunes, também representante da Santo Antônio Energia.

Oportunidade

Aluna do curso de cozinha regional, Cleonilce Florentino dos Santos disse que durante o último final de semana, decidiu colocar em prática na sua casa, algumas receitas que já aprendeu durante as aulas do projeto “Eu Quero” e o sucesso foi imediato. “As pessoas que provaram o tempero gostaram, tanto que até já recebi convite para trabalhar como cozinheira”, comemorou. Ela agradeceu a prefeitura e a Santo Antônio Energia pela oportunidade de melhorar a qualidade de vida de sua família. Alunos do curso de masseiro também informaram que já estão colocando em prática o que aprenderam.

Avaliações

Mirian Saldaña, que também é a idealizadora do “Eu Quero”, disse que ficou satisfeita com o que viu. “Está tudo de acordo com o que foi planejado pela prefeitura”, afirmou. Ela ainda elogiou a postura dos professores, a presença maciça dos alunos, a estrutura, a didática e declarou que o Comitê vai continuar acompanhando e cuidando do projeto com muito carinho. “Essas pessoas estão demonstrando que querem um futuro melhor”. 

Da parte do Consórcio Santo Antônio Energia, Regina Nunes disse que o resultado da inspeção foi muito positivo, tanto pela presença e interesse dos cursistas, quanto pela atenção por parte da prefeitura, “sempre com um olhar muito atento”.  Regina também elogiou a estrutura física oferecida para aplicação dos cursos e a equipe da prefeitura responsável por fazer tudo acontecer.

“Eu Quero”

Nessa primeira etapa, o Projeto “Eu Quero” vai qualificar 1.075 pessoas na zona Leste de Porto Velho e no distrito de Jacy Paraná. Ao todo, 23 cursos estão sendo aplicados, dentre eles, montagem e manutenção de micro computador, dançarino popular, repositor, secretário/assistente administrativo, masseiro, cozinha regional, DJ e pós-produção de TV vídeo. Os cursos foram escolhidos pela própria comunidade, através de pesquisas.  

A prioridade é atender mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas cadastradas no Bolsa Família. A prefeitura vai acompanhá-los do princípio ao fim, inclusive com a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho, promovendo, ainda, o cooperativismo e o empreendedorismo, disponibilizando micro créditos por meio do Banco do Povo.

Por Augusto José
Fotos: Quintela

Fonte: ASSESSORIA

Comentários do Facebook

Comentários

Enviar comentário

Veja Também

Publicidade