Quarta-Feira, 08 de Agosto de 2018 - 11:52 (Saude)

L
LIVRE

AMAZONAS TEM 397 NOVAS SUSPEITAS DE SARAMPO EM UMA SEMANA E CHEGA A 6,1 MIL NOTIFICAÇÕES

Dez municípios amazonenses registraram suspeitas da doença até essa terça-feira (7), segundo a Susam. Manaus, Manacapuru e Itacoatiara lideram notificações.


Imprimir página

O Amazonas registrou 397 novos casos suspeitos de sarampo em uma semana. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7), no 20º Boletim Epidemiológico de Surto de Sarampo no Amazonas, elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Ao todo, são 6.111 casos notificados da doença, distribuídos em 37 municípios do Amazonas. Manaus tem 4.978 casos notificados, Manacapuru tem 792, Itacoatiara 71, Rio Preto da Eva 39, Iranduba 38, Manaquiri 27, Parintins e Coari 25 cada, Presidente Figueiredo 21 e Novo Airão 14.

Ainda segundo boletim da FVS, são 788 casos confirmados da doença, sendo 602 em Manaus e 186 em Manacapuru. O Amazonas segue com 5.058 casos em investigação. 

Ações de combate

No última segunda (6), teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Devem ser vacinadas contra Poliomielite crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra Sarampo é indicada para crianças a partir de seis meses (no caso do Amazonas) a menores de 5 anos. 

No caso do sarampo, a ampliação da faixa etária no Amazonas foi autorizada pelo Ministério da Saúde, por conta do surto da doença. Segundo a FVS, paralelo a esta ação, segue a Vacinação na Escola, para alunos das escolas estaduais. Até o momento, foram imunizados contra o sarampo cerca de 10.909 alunos da zona norte e oeste da capital.

Técnicos de Vigilância Epidemiológica da FVS e colaboradores da Organização Pan Americana (OPAS),  seguem esta semana para visita técnica e monitoramento das ações contra sarampo nos municípios de Urucurituba, Itacoatiara, Manaquiri e Careiro.

Fonte: acritica

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias