Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2017 - 10:22 (Geral)

10
Não recomendado para menores de 10 anos

INSEGURANÇA NOS PRESÍDIOS RONDONIENSES PREOCUPA AUTORIDADES, ALÉM DA FALTA DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

Segundo dados obtidos por este site de notícias, 'tem sido difícil a mobilização de tropas da Companhia de Operações Especiais [COE] às ações rápidas de pronta intervenção'.

Porto Velho, Rondônia - Apesar do contexto quase trágico que se registra em parte dos presídios, com a iminência de uma forte explosão à qualquer segundo nos pavilhões  segundo, no rescaldo das revistas e varreduras feitas pelas forças de segurança, essas medidas têm surtido o efeito esperado durante as operações deflagradas.

Segundo dados obtidos por este site de notícias, 'tem sido difícil a mobilização de tropas da Companhia de Operações Especiais [COE] às ações rápidas de pronta intervenção'. Isso acontece, segundo as fontes, 'até mesmo nas revistas internas na Colônia Penal'.

A questão dos horários em que as operações ocorrem deve ser repensada, revela uma alta patente policial. Segundo disse, 'não há tempo ideal nem à mobilização dos agentes penitenciários', responsáveis pela segurança interna dos presídios.

- É que o contingente é reduzido e às vezes, 'sabe-se das operações em cima da hora', lamenta a fonte policial.

Além da fragilidade verificada no sistema para intervenção rápida - dentro e fora dos presídios - relatórios em poder de membros de Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e [Não] governamentais, 'há registro de falta de material de higiene, como luvas descartáveis e equipamentos de proteção individual para as equipes que atuam no complexo penitenciário'.

A maioria dos prédios, sobretudo na Colônia Penal, diz um relatório acessado por este site, 'não há área de contenção para onde se devem conduzir os apenados durante a revista das celas', o que força os presos serem acondicionados em um canto de muro, obrigando-os a ficarem sentados durante todo o processo das operações, para fins de segurança do efetivo de policiais'.

Diz ainda a fonte que em uma das revistas nas unidades da CAPEP havia cerca de 362 apenados e isso obrigou aos coordenadores da revista mobilizar duas guarnições que auxiliaram na contenção. Nessas ocasiões, 'a direção se ver obrigada a recorrer à Força Tática da Polícia Militar [FT-PM], porque o número de agentes é insuficiente' para atender as demandas.

Os atrasos verificados no início das revistas nas celas e nos pavilhões dos presídios são recorrentes. Outro dia, o atraso de uma revista marcada para as 7h e final ás 10h, deu-se por  causa de uma falha na chegada dos agentes penitenciários. Isso mostra, claramente, que o sistema interno de segurança nos presídios continua fragilizado, afirmam analistas locais.

A persistir os atrasos na mobilização das forças de intervenção dentro dos presídios da Capital e Interior, de uma forma ou de outra, com os presos expostos a um Sol escaldante e, muitas vezes, sem água, 'as revistas podem ir além do horário previsto', o que fatalmente gera tumultos e princípios de rebelião, como ocorreu recentemente, mas controlados pela Companhia de Operações Especiais [COE].

Fontes civis e militares revelam, contudo, que, 'há necessidade de cumprimento dos acordos tirados em reuniões conjuntas pelas forças envolvidas nas operações de revistas ou intervenções desencadeadas pela Polícia Militar através da COE, além do desgaste à tropa e aos apenados submetidos às revistas'.

Com relação aos informes tirados das operações e revistas na Colônia Penal, na última ação de contenção a tumultos, 'não foram encontradas dificuldades que provocassem transtornos às atividades da COE'. Apenas o registro de uma 'falha de comunicação' entre servidores da Secretaria de Justiça [SEJUS], na inicial, com a previsão de revista apenas na divisão de 'Encarceramento 1' para conter os 'Pavilhões A, B e C', arremataram as fontes.

XICO NERY   

Fonte: NewsRondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/inseguranca+nos+presidios+rondonienses+preocupa+autoridades+alem+da+falta+de+comunicacao+eficaz/87378

News Rondônia