Porto Velho,

Colunistas

Santiago Roa - Blog do Santiago

Jornalista, Músico e Professor. Esse é Santiago Roa Júnior. Também conhecido como "Santiago Roa" nos meios de comunicação.

Léo Ladeia - Política & Murupi

Léo Ladeia é um profissional diferenciado. Começou tarde na área de rádio e TV mas, pouco tempo depois de estar no ar, tornou-se um sucesso imediato. Com muito bom humor, ele alia a criatividade a comentários inteligentes, resumindo com suas opiniões o sentimento do ouvinte e do telespectador. No Câmera 11, ao lado de Emerson Lopes e Luana Najara, Léo Ladeia tornou-se um personagem imprescindível num programa que, também graças a ele, tornou-se um grande sucesso, transformando-se na melhor companhia do rondoniense no horário do almoço. Atua também como entrevistador no Via Sat, exibido semanalmente para todo estado. Roqueiro de conhecer nomes de bandas, letras de músicas e nomes dos membros dos mais importantes grupos musicais do mundo, Léo também criou, na Rádio Parecis FM, o programa "Lendas do Rock", um dos grandes sucessos da emissora. Momentaneamente afastado do microfone, Léo Ladeia tem se dedicado muito à televisão, participando ativamente não só como apresentador mas também realizando e produzindo reportagens especiais. Baiano de Itororó, Léo Ladeia, como tantos brasileiros que vieram de outras regiões para cá, apaixonou-se por Rondônia e a tem defendido, com todos seus argumentos e profundos conhecimentos sobre as mais importantes questões da terra que o adotou.

Emerson Barbosa - O Amazônida

Fui corresponde da Rede Amazônica TV Rondônia, afiliada da Rede Globo por cinco anos. Antes disso, trabalhou como vídeoreporter da TV Rolim de Moura - Rede Amazônica e, como repórter e apresentador da TV Guajará-Mirim, também Rede Amazônica. Tem 06 anos de experiência. Esteve em coberturas jornalísticas nos departamentos de Beni, durante a enchente de 2008 que arrasou os Estados da Bolívia. Em junho de 2007 cobriu a visita de Evo Morales no "Primeiro fórum Amazônico", em Guayaramerim. Em 2008 foi escalado pela Rede Amazônica para a cobertura da visita dos presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chaves da Venezuela e, Evo Morales da Bolívia na província de Riberalta para a assinatura do acordo corredor bioceânico, que ligará por terra o Brasil ao Chile e ao Peru. Em 2006 reportou de Guayarameriam Bolívia a queda de um avião com 27 pessoas a bordo. Em novembro de 2007, o jornalista venceu na categoria de Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense no FESTCINEAMAZÔNIA com o documentário - Cooperativa Sustentável. Em Porto Velho foi repórter e apresentador da Rede TV! Rondônia afiliada Rede TV! e, do Canal Amazon Sat.

Herbert Lins - Falando Sério

Natural de João Pessoa -PB, é professor de Ensino Fundamental e Médio em Escolas Públicas, tem Pós-Graduação Latu Sensu em Ciências Sociais - Ênfase em História, Geografia e Meio Ambiente, FAMA, Vilhena/RO, possui Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e estudou no Colégio PIO XII na sua infância. Encontra-se no quarto período do Curso de Bacharel em Direito da Faculdade Internamericana de Porto Velho – Uniron/RO. É filho de Severino Lins de Albuquerque, esse em vida foi Comandante Geral da PM/PB e Comandante da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa - PB e sua mãe Elisete Lins, exerceu várias funções no INSS - Cabedelo e hoje encontra-se aposentada. Aos 14 anos ingressou no Movimento Estudantil, pertenceu a UJS, militou na JS-PDT, foi Diretor de Acervo no Centro de Estudos Políticos Olga Benário Prestes, filiado ao PHS e seu filho se chama Luíz Renato, nascido em Rondônia.

Prof.: Moisés Peixoto - DesProf.Peixoto

NASCIDO NO BAIRRO DA VÁZEA NO RECIFE- PERNAMBUCO EM 1967; HISTORIADOR E ORALISTA FORMADO PELA UFRO DESDE 1997. É PROFESSOR DE ALGUMAS DISCIPLINAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RONDÔNIA DESDE 1990, ATUANDO POR MUITOS ANOS NA CAPITAL DE PORTO VELHO. Blog do DesProf.Peixoto O link do Blog é: http://moisespeixoto.blogspot.com

Vitor Paniagua - Fatos & Versões

...

Liane Fainelo Oliveira - Trilhando o Sucesso

Formada em Recursos Humanos e Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Formação em Coaching Pessoal e Coaching Executivo. Auditora interna de Iso 9001. Entre as atividade profissionais exercidas: Gestora financeira, Administrativa e Comercial. Amplo conhecimento na Área de Logística, Auditoria, Organização Departamental.

Soeli Terezinha de Oliveira - Por Dentro do Assunto

Soeli Terezinha de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. Formada em Comunicação Social com Especialização em Relações Públicas. Pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pós-graduada em Recursos Humanos pela FEEVALE. Especializada na Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG).

Jully Ceni - Fofoca Fashion

Inicio da carreira como modelo e manequim em 1998 pela Croma Vídeo Produtora, agenciada pelo Bolotha, fotógrafo renomado na capital rondoniense. Apresentadora desde 2007 estreando na tv com o programa Rosa Chique. Em 2008 e 2009 contratada da filiada Record em Porto Velho – RO. Em 2011 de volta a rede Record. Consultora de moda, Bacharel em direito formada pela FARO em 2007. Em 2012 Contratada da Rede Tv! Onde participou atuante do Programa Plantão de Polícia fazendo o merchandising da casa, e agora Apresentadora do Programa semanal transmitido em rede estadual Fala Rondônia ao lado do Jornalista Santiago Roa Jr.

Bruno Honorato - Decodificando e Re- Significando

Escritor e eterno aprendiz, Honorato, a favor das formas potentes e criadoras de pensamento, amante e pesquisador da Ética, Cultura e da Comunicação, discorre com seus textos usando a Filosofia, a Psicologia, a Ciência e a Literatura como ferramentas conceituais para a decodificação do mundo em favor de um saber superior e da aberturas de novas vias de análise da realidade. Ex-membro da ACARP (Academia Rondoniense de Poesia)

Renata Vannier - TPM Blog

Renata Vannier é jornalista, blogueira. Atualmente trabalha como Produtora/Repórter na Rádio Globo Rondônia 1310 AM. http://www.facebook.com/tudoparamulheresblog http://tudoparamulheresblog.blogspot.com.br

Fabíola Beltrão - NimiaN

Fabíola Beltrão, 30 anos, Paraibana, Designer de Moda formada, Empresária, Personal Stylist, Cool Hunter, Figurinista, Diretora Executiva e de Criação da marca, NimiaN, do latim, “excessivo”, iniciou a carreira de moda desde 2009, como blogueira no “Being fashion is being happy”, já em 2010, foi precursora no ramo de T-Shirts exclusivas e unissex no estado da Paraíba, 2011 tornou-se Colunista de Moda do Portal WSCOM e Revista Nordeste da Paraíba, em 2012, resolveu abranger sua marca NimiaN, para outros seguimentos do vestuário, e atualmente, faz parte do seleto grupo de colunistas do News Rondônia.

Renato Gomez - Crônicas do Velho Porto

Renato Gomez - Funcionário Público, Graduado em Letras Português e Pós-Graduando em Pedagogia Empresarial, Mestrando em Estudos Literários, Pai, Poeta e Escritor. Twitter: @Renato_Gomez - Facebook: Renato Gomez

Xico Nery - Direto ao ponto

Xico Nery é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, TV, Repórter Fotográfico e CONTATO de Agências nas Amazônias, Países Andinos e Bolivarianos.

Daniel Martins - Política

Blogueiro, Colunista e um Apaixonado por Política - Amamos Política, Abominamos a Corrupção. Acompanhe nosso Blog www.blogdodaniel.com.br

Marco Rezende - Bem Legal

Marco Rezende é carioca de nascimento e rondoniense de coração. Advogado com especialização em Direito Penal é, antes de tudo, um amante da arte de escrever e tocar bateria entre amigos.

Karen Leão - Moda

Meu nome é Karen Leão, sou personal stylist e jornalista apaixonada por moda. Criei este espaço www.karenleao.com.br para falar sobre tudo o que amo: moda, tendências, imagem, etiqueta e assuntos do gênero. Enjoy!!

Prof. Zecca Paim - Espaço Livre

A Coluna “Espaço Livre” com o Professor Zecca Paim, abordará temas como: Livros, Cinema, Música, Publicidade, Sociedade, Educação, Política, com uma abordagem mais pop dos fatos culturais, sem abrir mão de rigor e de profundidade. Faz um panorama de tudo o que está acontecendo no mundo artístico e cultural, bem como dicas de comportamento e Moda, por isso o “Espaço é Livre”, nada escapa ao olhar atento do colunista, que sabe como poucos dos assuntos que só vão ser manchete nos outros jornais e sites amanhã ou depois. O Professor José Carlos Paim, nasceu no Município de Ponto Belo-ES, é Filho de Adão Paim e Maria Célia Paim, Ainda em 1999, foi Professor Concursado do Município de Rolim de Moura, Lecionou na Escola Infantil “Balão Mágico,”Foi Diretor da Escola Menino Jesus, e Professor na Escola Adventista daquela cidade, foi Gerente Estadual da Educação Profissional de 2003 a 2009, foi Assessor da Secretária de Estado da Educação, Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR é Especialista formado em pós Graduação, na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva, pela Faculdade da Amazônia – FAMA. Mestrando em Educação titulado pela Universidade Internacional Ibero-americana (UNINI) e pela Universidade Européia Miguel de Cervantes. Conselheiro no Conselho Estadual de Educação – CEE/RO, representante do Poder Executivo, Membro fundador do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional – FONAGEP, também é Músico, além de composições Gospel é Autor e Compositor do Hino da Cidade de Ponto Belo-ES. Professor da Rede Estadual de Ensino em Rondônia, Empresário. Paim já foi Colunista para Alguns Jornais de Rondônia e fora do Estado, foi também Assessor de Imprensa e escreveu inúmeras matérias como Assessor Político, apaixonado por Livros músicas e Filmes, Atualidades.

Alice Thomaz - Preversus

Alice Thomaz, afrodescendente. Jornalista no exercício da função desde 1986. O primeiro nascimento foi no Rio de Janeiro, o segundo e definitivo foi em Porto Velho.

Benê Barbosa - Contos Noturnos

Benê Barbosa acaba de completar trinta anos de atividades na imprensa rondoniense, sempre na região de Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Participou da fundação de inúmeros veículos de comunicação no interior do Estado. Benê Barbosa veio para Rondônia direto para Pimenta Bueno e três anos depois mudou-se para Rolim de Moura. Voltou à Pimenta depois de 4 anos e até hoje migra de uma cidade para outra. Estava em Rolim na Copa do Mundo de 2010, vai acompanhar a de 2014 morando em Pimenta e provavelmente estará em Rolim na de 2018. Sem formação acadêmica como jornalista, Benê Barbosa é cronista, contista e no mercado de trabalho da comunicação se qualifica como redator. Ele critica a falta de critérios das Delegacias Regionais de Trabalho na concessão de registros profissionais em carteira. Na opinião dele a profissão foi banalizada porque qualquer pessoa consegue registro no DRT como jornalista sem nenhum tipo de avaliação. Reconhecido como um dos mais competentes profissionais na imprensa rondoniense, Benê não recorreu ao registro fácil DRT. "Prefiro ser apenas um redator de razoável competência. É bem melhor fazer parte dessa multidão de "jornalista" medíocres, alguns precariamente alfabetizados, sem dom natural para escrever e que também não frequentaram a escola para aprender.

Antônio Fonseca - Escritório Rondomarcas

Antonio Fonseca é advogado, jornalista e radialista. Nasceu em Belém do Pará, mas desde os 2 anos de idade mora em Porto Velho. Foi várias vezes na terra do açaí e do tacacá para rever parentes, mas sempre retorna, pois bebeu água do Madeira e por aqui ficou. É ex-aluno do famoso Padre Mário Castagna e do Colégio Dom Bosco, sob as batutas dos padres Hermano, Filinto Santiago e Oscar Vigoya. Começou em rádio em 1970, na Rádio Caiarí, comandada pelo Padre Vitor Hugo e Osmar Vilhena. No jornalismo seu primeiro trabalho foi em 1977, na redação do Jornal “O Guaporé”, cujo editor era Paulo Queiroz. Em Rondônia, tem uma folha extensa de trabalhos prestados como diretor de rádiojornalismo e apresentador das rádios Caiarí, nas extintas Tropical e Eldorado do Brasil. Nos jornais Alto Madeira e Estadão do Norte foi repórter e colunista. Foi colaborador de vários outros jornais, de revista como a Momento Brasil e editor da Revista Nossa Voz. Como advogado atua na área do Direito da Propriedade Intelectual, que abrange o Direito da Propriedade Industrial e o Direito Autoral. E-mail, Orkut e facebook: rondomarcas@gmail.com Site: www .rondomarcas.com Contatos: (69) 9282-2688/8435-1018/8441-5667/9913-7395.

Jaqueline Alencar - Na Medida Certa

Jaqueline Alencar é formada em Comunicação Social, com bacharelado em Jornalismo pela Faculdade Assis Gurgaz (FAG/Cascavel PR)

Amazon Artes - Caricaturas

Muita cultura e celebridades. Amazon Artes

Pamela Jones - Mulher Sensata

Quem sou: Pamela Jones O que faço: Sou servidora pública, bacharel em Direito e escritora. Descrição: Escreve para adultos. Apaixonada pelas relações interpessoais. Seus textos, especificadamente femininos, mas admirados por leitores do sexo masculino, têm como principais assuntos não só as crises de TPM, mas os encontros e desencontros do Amor.

Joamma Diniz - Mundo de Cores

Joamma Diniz é formada em Comunicação Social- com Habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP. Apaixonada pelas diversas formas de comunicação está sempre em busca de novos desafios.

Uirá Fróes - Politicamente Incorreto

Sou apenas um sonhador, que tenta sobreviver neste mundo de caos. Não me importo com títulos pessoais, não me importo com status. Nasci e estou me criando em Porto Velho, no dia 18 de Dezembro de 1987. Entrei na Universidade Federal de Rondônia em 2009, mas por motivos banais, abandonei o curso de Filosofia mas retornei em 2013. Entrei para o funcionalismo público municipal e tenho dois super filhos. O primogênito chamado Adrian Prince e o segundo chamado Lorenzo Gabriel, duas dádivas. Como repararam, eu e o nada, temos muita coisa em comum.

Sérgio Pires - Opinião de Primeira

Sérgio Pires é jornalista, atuando na TV Candelária na área de jornalismo e edição de site. Escreve há seis anos a coluna "PRIMEIRA MÃO" no jornal FOLHA DE RONDÔNIA

Joely Cristiane - Delícias & Sabores

Joely Cristiane, Mãe, Assistente Administrativo/Compradora, Cursando Técnico em Segurança do Trabalho, Amo Cozinhar, Doces & Salgados, Forno & Fogão é Comigo... e agora Colunista do News Rondônia, o que me deixa muito feliz !!!

Aleks Palitot - Trilhando a História

Aleks Palitot Historiador reconhecido pelo MEC pela portaria n° 387/87 Diploma n° 483/2007, Livro 001, Folha 098

Claudionor Trappel - A Vida imita a Arte

Formando em Letras/Literatura, Professor, poeta e escritor. Nascido no estado do Paraná e o principal: Palmeirense.

Beni Andrade - Blog do Beni

Beni Andrade é radialista. Abraçou a carreira nos anos 60 como locutor da Rádio Piratininga de Votuporanga, sua cidade natal, levado pelo empresário J. Hawilla então gerente da emissora. Passou pela Rádio Gazeta de São Paulo no início dos anos 70. De volta para o inteiror de São Paulo atuou na Rádio Difusora de Jales e em seguida na Rádio Difusora de Fernandópolis. Como repórter, publicitário e locutor esportivo trabalhou na Rádio Clube de Votuporanga, de onde, à convite do radialista Luiz Rivoiro, ingressou nas Organizações José Nelson Carvalho tranferindo-se para a cidade Marília onde atuou na Rádio Dirceu de Marília. Seu desempenho na cidade "Símbolo de Amor e Liberdade" lhe conferiu no início dos anos 80 o troféu PRÊMIO SANYO DE RADIALISMO, destinado aos melhores do estado de São Paulo. Em 82, juntamente com Luiz Rivoiro, à convite do empresário e publicitário Edmar Costa, tranferiu-se para as Rádios Caiari e Parecis de Porto Velho, Rondônia. Ainda nos anos 80 transferiu-se para a Imagem Propaganda; agência de propaganda e produtora do amigo radialista e empresário Everton Leoni onde participou da criação do SIC, Sistema Imagem de Comunicação, proprietário das Tvs Candelária e Record News Rondônia afiliadas da Rede Record de Televisão e das Rádios Parecis e Vitória Régia FM onde atua como diretor operacional e produtor de TV. Beni,está completando 29 anos de Porto Velho. Pelos serviços prestados ao Estado como comunicador, foi agraciado em 1992 com a comenda da Ordem do Mérito de Marechal Rondon; a mais alta condecoração do Estado de Rondônia.

Antônio Ocampo - Blog do Ocampo

Rondôniense nato, pois sou filho de país nascidos nas terras da atual Rondônia, no município de Guajará-Mirim. Se procurei fazer uma faculdade de museologia foi por influencia de meu pai, que coleciona selos antigos, moedas, e outros objetos que fazem parte da história de Rondônia e ele sempre falava que era para criar um museu. Gosto de história regional, por isso escrevi e publiquei livros sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Forte Príncipe da Beira e o Marechal Rondon - meu tema predileto. Sou iluminador profissional e trabalhei por dez anos fazendo shows e espetáculos teatrais, dança, desfiles, etc. Também fui secretário por quatro vezes: primeiro de Cultura e Esporte nos anos de 1997 a 2000; Presidente da Fundação de Meio Ambiente, em 2001, Secretario Municipal de Meio Ambiente - 2001 a 2003, sendo o responsável por sua implantação, e Secretário de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer, em 2006, quando revitalizei o Arraial Flor do Maracujá e dei minha contribuição para regulamentar a posse da Madeira Mamoré à Prefeitura de Porto Velho.

Jefrson Sartori - "Ler e Pensar"

Jefrson Sartori é formado em Teologia pelo Seminário e Instituto Bíblico do Noroeste. Atualmente Cursa Direito pela Universidade Federal de Rondônia.

Marival Furtado Vieira - Casos de Verdade

MARIVAL FURTADO VIEIRA, casado, natural de Guajará-Mirim-RO, filho de caboclos amazonense, criado em Porto Velho-RO, dos seis anos de idade até o ano de 2003, quando por força de sua profissão (Policial Civil) em fim de carreira, foi transferido para Alta Floresta d’Oeste-RO, gostando tanto que se encontra até a data de hoje nesta pequena e bela cidade, onde pelo andar da carruagem, deverá se aposentar. Sendo pai de dois filhos e uma filha, tendo cinco netos e todos como ele, Rondonienses nato, onde quatro deles moram em Porto Velho e um em Vilhena. Como a cidade de Alta Floresta é pacata, não tendo muita coisa a se fazer ou mesmo para se divertir culturalmente e pensando nisso, teve a idéia de criar o blog com o sugestivo nome de CASOS DE VERDADE, uma vez que suas estórias ou casos são verdadeiros, apenas sendo aumentado, porém não inventado, como diz certo apresentador de televisão, e que deverá brevemente ser transformado em livro, onde já se encontra em fase de correção, inclusive, dando título a cada caso e que será distribuído apenas para familiares e alguns amigos, pois o autor não tem pretensão em vendê-los, até porque não é, como diz ele, nenhum escritor, poeta ou romancista.

Tiago A. Fonseca Nunes - Foco, disciplina e determinação

Um acadêmico de espírito jovem, inovador e dinâmico que tem um pensamento à frente e que busca ser parcela significativa de transformação e multiplicação a contribuir para a melhoria do país. Aprecio demasiadamente a arte de escrever, fazendo transcrições de tudo que a mente me impulsiona pensar! Política, saúde, cotidiano e comportamento são os temas mais recorrentes (análises coerentes e com uma linha baseada na transparência e objetivando elucidar os fatos, proporcionando reflexões contundentes).